Periodicamente, o sistema capitalista sofre crises em seu funcionamento, um grande exemplo é a de 2008, quando bancos e grandes empresas foram afetadas pela crise de créditos do mercado dos Estados Unidos.
Na economia liberal, fundamentada por teóricos desde o século XVIII, o mercado é soberano para regular o valor de produtos, serviços e mão de obra.
Um dos principais fatores dessa lógica é a relação entre ofertas e procura. as ações de um determinada empresa são vendidas sob a forma de títulos, ou seja, papéis que representam o capital da empresa. O dinheiro da compra é repassado ao proprietário anterior desses títulos, e o valor da venda, entre outros fatores, é determinado pelo mercado: se há grande procura por essas ações, em relação à ofertas, seu preço aumenta, do contrário, o preço cai.
A tabela abaixo representa uma simulação. Supondo que você tenha R$20,000,00 para investir na Bolsa de Valores. Como no exemplo, pegue uma folha e escolha o nome de 4 empresas que negociem ações na Bolsa e distribua o valor em ações das empresas que você valoriza.
Após uma semana, acesse o site da Bolsa de Valores e pesquise a variação de cada uma das açõe das empresas que você adquiriu.
Calcule os seus ganhos e perdas.
INVESTIMENTO - é o valor destinado a cada empresa.
VARIAÇÃO - é o índice daquela empresa desde a data de seu investimento até a data atual, fornecido pelo site indicado.
RESULTADO - é o investimento acrescido da variação.
Construa outra tabela e preencha como o exemplo abaixo.
17/05/2011
Descubra os segredos para se tornar um grande investidor na Bolsa de Valores
17/05/2011
19:01
Bruno Araujo
Nenhum comentário
0 comentários:
Postar um comentário